sexta-feira, 8 de abril de 2011

O MAPA

Mário Quintana


Olho o mapa da cidade
Como quem examinasse
A anatomia de um corpo...

(É nem que fosse o meu corpo!)

Sinto uma dor infinita
Das ruas de Porto Alegre
Onde jamais passarei...

Há tanta esquina esquisita,
Tanta nuança de paredes,
Há tanta moça bonita
Nas ruas que não andei
(E há uma rua encantada
Que nem em sonhos sonhei...)

Quando eu for, um dia desses,
Poeira ou folha levada
No vento da madrugada,
Serei um pouco do nada
Invisível, delicioso
Que faz com que o teu ar
Pareça mais um olhar,
Suave mistério amoroso,
Cidade de meu andar
(Deste já tão longo andar!)

E talvez de meu repouso...

2 comentários:

  1. Olha a tarefa da gincana encerrando hoje. Legal esta ideia de compartilhar nossas produções na rede pois se nao fosse isso não conseguiríamos postar a parte da turma BP1 no Blog. Então Vamos lá:

    Restinga:
    A região é composta pelo bairro Restinga e tem 53.764 habitantes, representando 3,95% da população do município. Com área de 38,56 km², representa 8,10% da área do município, sendo sua densidade demográfica de 1.394,29 habitantes por km². A taxa de analfabetismo é de 6,0% e o rendimento médio dos responsáveis por domicílio é de 3,6 salários mínimos, dado que coloca o bairro em 72º entre os 79 do município – Censo 2010. O bairro Restinga é dividido pela Av. João Antonio da Silveira: no lado direito, temos a Restinga Velha e, ao lado esquerdo, a Nova. Além de um conjunto de 27 pequenas vilas, uma parte destas em áreas irregulares ou verdes.

    Histórico:
    Em meados da década de 40 houve um movimento migratório acentuado de agricultores em direção a capital em busca de melhores condições de vida. Contudo, a indústria requeria mão de obra especializada forçando os migrantes a aderir aos “biscates”. No mesmo período, surgem as primeiras habitações irregulares que darão origem anos mais tarde, as vilas de Porto Alegre. Em 30 de dezembro de 1965, quando é criado o Departamento Municipal de Habitação, uma de suas primeiras ações é a remoção dos casebres situados nas Vilas Theodora, Marítimos, Ilhota e Santa Luzia. A primeira parte da população foi instalada onde é a Restinga Velha atualmente, sem qualquer tipo de Infraestrutura. Na década de 70 o Projeto federal COHAB inicia a estruturação urbana da Restinga Nova.
    O nome do bairro provém da palavra ‘Restinga’ – pequeno arroio com as margens cobertas de mato e sanga –, corresponde às características do bairro no início de sua ocupação, uma vez que era cortado pelo Arroio do Salso, e possuía uma vegetação arbustiva e matas com figueiras nos sopés dos morros e maricás nas áreas lacustres. O Morro São Pedro é uma importante área de preservação ambiental onde ainda se escuta o ronco do Bugiu.

    Locais e Serviços:

    SAÚDE: Estratégia Saúde da família Castello – Av Macedônia, 750, Estratéia de Saúde da família Chácara do Banco – Travessa F, 20, Estratégia da Família Quinta Unidade - Acesso N-2, 20, 5ª UV, Estratégia da Família Vila Pitinga – Rua Marco Antonio Veiga Pereira, 356, Pitinga,Unidade Básica de Saúde da Restinga- rua Abolição, 850,Unidade Básica de Saúde Macedônia -avenida Macedônia, 750.

    Segurança: 16ª DP – Delegacia de Polícia Civil da Restinga, Estrada João Antonio Silveira,2145
    Praças – São inúmeras as “pracinhas” da Restinga reconhecidas pelos nomes conforme sua localização. Na Restinga Nova por exemplo, são as praças da 1º, 2º, 3º, 4º e 5º Unidade e a Esplanada da Restinga principal ponto de encontro da galera. Já na Restinga Velha é a Praça Tchê Guevara.

    Escolas Municipais: EMEEF Tristão Sucupira Vianna, EMEFs: Dep Lidovino Fanton, Dolores Alcaraz Caldas, Mário Quintana, Nossa Sr do Carmo, Prof Larry José Ribeiro Alves, sem Alberto Pasqualine, Ver Carlos Pessoa de Brum, EMEIs: Vila Nova Restinga, Dom Luiz de Nadal, Florência Vurlod sócias, Paulo Freire, além das Creches comunitárias conveniadas.

    Escolas Estaduais: Henrique Farjat, José do Patrocínio, Raul Pilla, Nossa Senhora da Conceição, Ildo Meneguetti.
    Escola Técnica da Restinga

    Lazer e Esportes: Centro Comunitário da Restinga – CECORES

    Linhas de Transporte: R10, Restinga Nova, Restinga Glória, Restinga Puc, Restinga Tristesa, Restinga, Restinga Velha, Restinga Lami (somente no verão) Alimentadoras A9, A10, A11, A14, A13, 5º Unidade Escolar I e II

    E, na falta de poder postar as fotos nos comentários e até mesmo para aliviar o Blogspot siga o link para as imagens da Tinga.
    http://www.flickr.com/photos/deniseflores/sets/72157624632030129/

    ResponderExcluir