sexta-feira, 29 de abril de 2011

Farrapos

Farrapos é um bairro da zona norte da cidade de Porto Alegre.
 Foi criado pela lei 6218 de 17 de novembro de 1988.
Faz divisa com os bairros Humaitá e Navegantes.
A ocupação da região está ligada ao processo de crescimento populacional de Porto Alegre.
Mais conhecido como Vila Farrapos, o bairro é uma das regiões mais carentes da cidade.
Os habitantes são de origem humilde e muitos vivem em precárias condições de moradia.
É um bairro residencial, com um pequeno comércio de gêneros alimentícios e possui um posto de saúde[. No entanto, diversas empresas têm suas sedes em torno desse bairro, como a Zandoná e a Viação Navegantes, entre outras.
Meios de Transporte
Possui linha de ônibus, lotações, ponto de táxi e estação do Trensurb


Bairro Bom Jesus


Bom Jesus é um bairro da zona leste da cidade de Porto Alegre.. Foi criado pela lei 5799 de 15 de dezembro de 1986 e teve seus limites alterados pela lei 6594 de 31 de janeiro de 1990.


Histórico
O bairro tem origem na área de 1063 hectares que Manuel Ferreira Filho, herdeiro do Barão do Caí, recebeu no final do século XIX. Com sua morte, em 1918, a propriedade foi partilhada entre suas irmãs, e a parte próxima à Estrada Caminho do Meio (atual Avenida Protásio Alves), foi vendida a uma empresa imobiliária, que a dividiu e loteou no final da década de 1920. Mais tarde, esta área ficou conhecida como Vila Bom Jesus.
Em razão da sua distância do Centro, e pela falta de infraestrutura básica, os terrenos foram vendidos à população de baixa renda e a famílias oriundas do interior do estado por preços mais acessíveis.
Nos anos 40 e 50 foram fundadas instituições sociais e recreativas, como o Bonsucesso Atlético Clube, o mais antigo do bairro; o Clube dos Comilões, formado exclusivamente por homens, e o Clube Carnavalesco e Recreativo Estácio de Sá. Em 1962 foi fundada a Sociedade Recreativa Associação Copacabana.
A criação de associações comunitárias foi a solução encontrada pelos moradores do bairro para solucionar os problemas da região. Uma das mais importantes conquistas foi a instalação da Unidade de Saúde Bom Jesus, inaugurada em janeiro de 1996..

Características atuais

Bom Jesus é um bairro essencialmente residencial, dispondo de pequeno comércio e serviços. O perfil étnico-social de seus moradores é bastante heterogêneo, o que é demonstrado pela diversidade religiosa e cultural existente no bairro.
                                                       



Bairro Chácara das Pedras

Histórico

As primeiras ocupações da Chácara das Pedras remontam ao final do século XIX e, deste período até as décadas de 1940 e 1950, a região foi pouco habitada.
O nome do bairro, segundo o cronista Ary Veiga Sanhudo, se deu em função do grande número de pedras que existiam na região, anterior a sua efetiva ocupação.
A construção do Shopping Iguatemi[2], nos anos 1980, impulsionou o desenvolvimento do bairro, bem como contribuiu para valorização dos imóveis ali localizados.

Características atuais

É um bairro nobre e residencial de Porto Alegre, loteado nos anos 60 e 70. Sua área construída continua em expansão devido à proximidade do Shopping Iguatemi com o bairro.
As classes predominantes no bairro são A e B. Possui diversas praças e conta com ótimo comércio.

Pontos de referência

Áreas verdes
  • Praça Conselheiro Antônio Prado
  • Praça Dr. Celso Pedro LufT
  • Praça Dr. Lopes Trovão
  • Praça Dr. Luis Franscisco Guerra Blessmann
  • Praça Joaquim Leite
  • Praça Leandro Ferreira
  • Praça Lima Duarte
Educação
  • Escola de 1° Grau Dr. Prudente de Moraes
  • Escola de Ensino Básico Monsenhor Leopoldo Höff
Outros
  • Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro




          Bairro Jardim Carvalho

Características atuais

Relativamente novo, o Jardim Carvalho possui em seu território uma pequenos núcleos residenciais (ou microbairros) que o complementam, atuando muitas vezes como espaços “autônomos” dentro do bairro. São eles: Ipê I, Ipê II, Cefer I, Cefer II, Jardim das Bandeiras, Brasilia e Conjunto Residencial América (em construção).
Suas principais avenidas são: Avenida Antônio de Carvalho, Avenida Protásio Alves e Avenida Ipiranga.
O bairro é servido pelas seguintes linhas de ônibus: Jardim Carvalho/Salso-473 (percorre do Mercado Público de Porto Alegre, no centro, ao fim da linha na Rua Thomaz Francisco de Jesus, que fica no microbairro Brasília); Antônio de Carvalho-441 (percorre do Mercado Público, no Centro, ao fim da linha da Avenida Antônio de Carvalho, que fica no microbairro Jardim das Bandeiras); Cefer-361 (percorre da Avenida Salgado Filho, no centro, ao fim da linha na Rua Rua Juvenal Cruz, que fica no microbairro Brasília); Ipê-360 (percorre da Avenida Cassiano Nascimento, no centro, ao fim da linha na Rua Uirapuru, que fica no microbairro Ipê II), Transversal 4 (T4) (percorre da Avenida Diário de Notícias - Barra Shopping Sul - até a Rua Dom Diogo de Souza); Transversal 8 (T8) (percorre do campus da UFRGS até a Estação do Trensurb São Pedro); Transversal 10 (T10) (percorre do campus da UFRGS até o Triângulo (Strip Center).

Pontos de referência



Bairro Jardim do Salso

 Características atuais

O Bairro Jardim do Salso é relativamente novo, com cerca de 30 anos de ocupação efetiva. Sua ocupação atual é dada por classes sociais distintas, mas principalmente pelas classes B e C. É basicamente um bairro residencial, com regiões de alta densidade e regiões de baixa densidade.
O bairro possui três grandes parques com opções de lazer para crianças (com playground), adolescentes e adultos (com campos de futebol, basquete e vôlei, além de mesas para jogos) e de bancos para sentar e tomar o típico chimarrão.
As ruas do bairro são todas parcialmente ou totalmente asfaltadas (as que são parcialmente mantem paralelepípedos como segunda pavimentação).
O bairro possui um supermercado, cerca de oito mercados/mini-mercados, duas locadoras de vídeo/dvd, um posto de gasolina 24h, um colégio de primeiro e segundo graus estadual, duas padarias, duas farmácias e três restaurantes.

Principais vias de acesso

As principais vias de acesso ao bairro são a Avenida Ipiranga e a Rua Professor Cristiano Fischer. Além disso, as avenidas Protásio Alves e Salvador França servem o bairro indiretamente. Para acessar o bairro via transporte coletivo existem as possibilidades dos ônibus Jardim do Salso/Carvalho(473), Carlos Gomes/Salso(671),Carlos Gomes Salso/3ª Perimetral(671.1), Petrópolis-PUC(476) , T1 e T1-DIRETO. Via lotação, existe a alternativa da linha Jardim Botânico.



Higienópolis


Higienópolis é um bairro da zona norte da cidade brasileira de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul. Foi criado pela lei 2022 de 7 de dezembro de 1959.

Histórico

O nome do bairro, segundo o cronista Ari Veiga Sanhudo, vem de Hígia que, na mitologia grega, é consagrada como "fada da higiene". Ainda segundo o cronista, o bairro representava, já em meados do século XX, um dos melhores e mais arejados locais de moradia da cidade.
Os primeiros loteamentos da região do Higienópolis ocorreram no final do século XIX, e a malha urbana se concentrou, ao longo dos anos, sobretudo na antiga Estrada da Pedreira, atual Avenida Plínio Brasil Milano, e na Avenida D. Pedro II, a qual hoje integra a Terceira Perimetral.
No bairro se localiza a Igreja Martin Luther desde 1936 e, ao lado desta, fica o Colégio Pastor Dohms, fundado em 1931 por iniciativa de moradores do bairro, apoiados pela Comunidade Evangélica de Porto Alegre, e pelo consulado alemão. Situa-se no bairro, também, o maior cemitério municipal da cidade, o Cemitério São João, em atividade desde agosto de 1936, numa área de aproximadamente 9,5 hectares.

Características atuais

Bairro de classe média, o Higienópolis abriga residências e uma variada rede de prestação de serviços. Assim como muitos lugares da zona norte da cidade, a tendência da paisagem do bairro é a verticalização de seus imóveis.

Pontos de referência

Áreas verdes
  • Praça Alberto Ramos
  • Praça Frederico Arnaldo Ballvé
  • Praça Província de Shiga
Educação

Praça Província de Shiga
  • Escola Estadual de Ensino Fundamental Plácido de Castro
  • Colégio Pastor Dohms
  • Colégio Salesiano Dom Bosco[
  • Instituto Maria Auxliadora (IMA)
Outros
  • Casa de Espanha de Porto Alegre;
  • Cemitério Municipal São João
  • Estação de Tratamento de Água São João, do Dmae;
  • Igreja Dom Bosco
  • Paróquia Martin Luther



Bela Vista

Bela Vista é um bairro nobre da cidade brasileira de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul. Foi oficialmente criado pela lei n° 2022 de 7 de dezembro de 1959.
  •  

Histórico

A história do bairro Bela Vista está ligada ao bairro Petrópolis, um dos bairros mais antigos de Porto Alegre, pois o Bela Vista é um desmembramento de uma das diversas chácaras de Petropolis, mais especificamente a chácara da família Santos Neto. Em 1970, estas terras foram loteadas, tornando o bairro essencialmente residencial, o que se manteve até a década de 1990.
A partir da lei 434/99, as características do bairro se alteraram completamente, passando a ser construídos edifícios, o que modificou bastante sua paisagem e arborização.

Características atuais

O bairro tem cerca de 10 mil habitantes, representando 0,74% da população do município. Sua taxa de analfabetismo é de apenas 0,5%. Atualmente, observa-se uma intensa alteração no estilo de edificação do bairro, onde amplas e confortáveis casas residenciais cedem espaço para a construção de grandes e luxuosos edifícios.
Bela Vista é considerado um dos bairros mais elegantes e de maior nível de renda da cidade, com imóveis sofisticados, paisagismo primoroso e praças muito frequentadas por seus moradores, como a conhecida Praça Carlos Simão Arnt, chamada popularmente de Praça da Encol.
Provavelmente, é o bairro com melhor nível de instrução da América Latina, porque mais de 65% dos seus chefes de família possuem curso superior.

Pontos de referência

Áreas verdes
  • Praça Gustavo Langsch
  • Praça Carlos Simão Arnt (ou Praça da Encol)
Religião
  • Igreja Evangélica Luterana do Brasil



Cristo Redentor

Histórico

Os primeiros habitantes da área foram colonos italianos vindo de Caxias do Sul, entre eles Giacomo Bernardi, que adquiriu 300 mil metros quadrados de terras, onde foi instalada a Fazenda Moderna, local onde hoje se situa o bairro. Dedicavam-se à instalação de tambos de leite e ao cultivo de hortifrutigranjeiros. Em 1929, os terrenos de Eugênio Rubbo e Francisco Zanenga foram loteados pela empresa Irmãos Bernardi e Cia.
Na década de 1930, começaram a desaparecer os tambos de leite e teve início o loteamento das vilas IAPI e Jardim Lindoia. A primeira escola do bairro foi a Escola Estadual Dom Diogo de Sousa, fundada em 1939.
Na década de 1940, o bairro tomou uma configuração industrial, com a instalação das empresas Wallig, Renner e Mattarazzo.
Com o crescimento econômico da cidade, o Cristo Redentor passou a receber moradores de outros bairros, bem como do interior do estado.
A história e o nome do bairro estão ligados à criação da Igreja Cristo Redentor, em 1933, onde havia a imagem de Cristo Redentor com os braços abertos, e que coincidiu com a inauguração da estátua do Corcovado. Por esta razão, o bairro também foi batizado com mesmo nome.

Características atuais

Atualmente, o bairro Cristo Redentor constitui um núcleo comercial e de serviços ativo e diversificado, independente do centro de Porto Alegre. Serve de centro de atendimento, sobretudo hospitalar, pois em sua área localizam-se o Hospital Conceição[2][3] e Hospital Cristo Redentor[4][5]. Conta, também, com uma ampla rede de ensino fundamental, médio e superior.


Jardim Floresta

Jardim Floresta é um bairro da cidade brasileira de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul. Foi criado pela Lei 2022 de 7 de dezembro de 1959.
Localizado na zona norte da cidade, faz limite com os bairros Jardim São Pedro e Jardim Lindoia.

Histórico

A origem do bairro está ligada à atividade agropastoril da região que, durante o final do século XIX, era caracterizada pelos minifúndios que forneciam alimentos aos habitantes locais.
Chamava-se anteriormente Vila Floresta mas, em 1991, atendendo solicitação dos moradores, o nome foi alterado para Jardim Floresta, em razão das melhorias de infraestrutura que o bairro recebeu após a década de 1970.

Características atuais

A área do bairro Jardim Floresta é caracterizada pela ausência de grandes edifícios. Suas ruas são bastante arborizadas e o bairro dispõe de pequenas praças.
Jardim Floresta possui um comércio local diversificado, o que torna a região mais atrativa, sobretudo para o mercado imobiliário.
Quanto ao lazer, o bairro possui a sede do Centro Comunitário Floresta (Cecoflor), que oferece atividades recreativas, oficinas de artesanato, reforço pedagógico e alimentação para crianças de até 17 anos. A entidade é mantida pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC), atendendo a comunidade da região desde 1973.

Linhas de ônibus

  • Jardim São Pedro (CONORTE 605);
  • Aeroporto/Iguatemi (CONORTE B09);
  • Aeroporto/Iguatemi/Anchieta (CONORTE B09.1);
  • Obirici (CONORTE B05).

Pontos de referência

  • Central dos Correios;
  • Centro Comunitário Floresta (Cecoflor);
  • CTG Maragatos;                                          ( Pesquisa feita pelas C10 com o Prof. Paulo Curtinaz)                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário