sexta-feira, 29 de abril de 2011

Gincana solidária

Mapa de Porto Alegre

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Larry José Ribeiro Alves, na qual trabalho, está participando da Gincana Solidária promovida pela Secretaria de Educação de Porto Alegre.

A gincana tem como objetivo preparar a cidade para a Copa de 2014.

Alunos da turma B 33 



Nossa turma, B 33 está participando da execução da tarefa 4, referente aos bairros de Porto Alegre.
Ficamos responsáveis pelos bairros Agronomia, Lomba do Pinheiro, Cascata, Glória e Belem Velho.









Universidade de Agronomia e Veterinária



Agronomia


Área: 1.241 hectares

População: 10.681 habitantes

Localização: Localiza-se na zona leste de Porto Alegre.

Limites: Município de Viamão, bairros Partenom e Jardim Carvalho.

Origem do nome: O Instituto de Agronomia  e Veterinária foi transferido da Escola de Engenharia, antes localizado no centro de Porto Alegre, e instalou-se em prédio próprio no dia 1º de julho de 1913.
Com a criação da UFRGS em 1934, a universidade absorveu o referido Instituto.

Acesso: O bairro conta com várias linhas de ônibus, lotação e pontos de táxi. Podem ser consultadas no site da EPTC, no link que está no nosso blog da gincana.

Ref bibliográficas: GERMINIANI, Clotilde de Lourdes Branco.  A História da medicina veterinária no Brasil. In: http://www6.ufrgs.br/agronomia/ ehttp://www.ufrgs.br/favet/ Http://www.portoalegre.rs.gov

Belém Velho

Área: 866 hectares

População: 7.876 habitantes

Surgimento: O bairro foi criado oficialmente pela Lei nº 2.002 em 12/07/1959. Em 1980, pela Lei 4.876, grande parte do bairro passou a pertencer ao Bairro Vila Nova.

Origem do nome: A denominação “Belém Velho” remete-se ao culto de Nossa Senhora de Belém.

Na virada do século, o bairro Belém Velho passou a ser destinado tanto ao veraneio de famílias, bem como ao desenvolvimento de atividades agropecuárias.

A partir da década de 1930, três instituições  ligadas à saúde pública e assistência social, se instalaram no bairro, o Sanatório Belém, o Amparo Santa Cruz e o Instituto São Benedito.

Hospital Parque Belém
O bairro abriga, desde o século XIX, o Cemitério de Belém Velho,

Outros pontos que identificam a história de Belém Velho são a Capela, o antigo casario em frente à praça, a fazenda que pertenceu a Flores da Cunha e a fazenda que pertence à família Chaves Barcelos.

Acesso: O bairro conta com várias linhas de ônibus, lotação e pontos de táxi. Podem ser consultadas no site da EPTC, no link que está no nosso blog da gincana.


Ref. Bibliográficas: FRANCO, Sérgio da Costa.  Porto Alegre: guia histórico. Porto Alegre: Ed. Da Universidade/UFRGS, 1992.
PAZ, Celso Toscano, Et Ali...  Belém Velho. Porto Alegre: Unidade Editorial da Secretaria Municipal da Cultura, 1994.
Dados do Censo IBGE 2000 In: http://www.portoalegre.rs.gov.br



Cascata

Área: 691 hectares

População: 24.130 habitantes

Surgimento: O bairro Cascata foi criado pela lei 2.681, de 21/12/1963, onde boa parte de seu território era conhecida como Glória.

Cascata
Devido à criação da Companhia Carris Urbanos, em 1893, aconteceu o reordenamento das linhas de transporte na cidade. Assim, os bondes do Cascata, tracionados por burros, eram carros que “poderiam andar para frente e para trás, mudando-se apenas os animais de lugar”.

Depois de ter vários nomes (Estrada da Cascata, Avenida Cascata), finalmente a via foi
rebatizada com o nome de Avenida Professor Oscar Pereira, ex-diretor do Sanatório
Belém, que tratava tuberculosos.

O bairro Cascata foi criado pela lei 2681, de 21 de dezembro de 1963, onde boa parte de seu território era conhecida como Glória.

Origem do nome: O nome “Cascata” é baseada, provavelmente, pelo relevo montanhoso da região, fazendo com que os arroios que nascem nos morros tenham várias pequenas cascatas, como o Arroio Águas Mortas, que surge no Morro da Polícia e desce em direção ao sul, para a Avenida Prof. Oscar Pereira.

O relevo da região garante, também, o posto de um dos bairros mais altos de Porto Alegre, pela presença dos morros da Polícia (286 metros), do  Cascata (267 metros), além de ser circundado pelos morros do Pelado (298 metros) e  da Pedra Redonda (279 metros), Dessa forma, a hidrografia do bairro é bastante marcante.


Acesso: O bairro conta com várias linhas de ônibus, lotação e pontos de táxi. Podem ser consultadas no site da EPTC, no link que está no nosso blog da gincana.



Gruta Nossa Senhora de Lourdes
Glória

Área: 105 hectares

População: 8.809 habitantes

Localização: O bairro faz a ligação entre Porto Alegre e Belém Velho.

Surgimento: Em 1883, a viúva e os herdeiros da família Silveira Nunes doaram à Prefeitura um terreno para abertura de uma nova estrada que ligasse a Cascata com a Cavalhada, segmento da atual Rua Nunes.

Origem do nome: A denominação do bairro encontra duas versões.

 A primeira, mais tradicional, diz que o nome remete à figura da Dona Maria da Glória,
esposa do Cel Manoel Py,  dono de um sobrado que servia de referência a região.

Santuário Nossa Senhora da Glória
segunda versão, dita pelo historiador Sérgio da Costa Franco, que a denominação do bairro deu-se por  fator político: Luiz Silveira Nunes, herdeiro da família Nunes, coloca à venda, em 1890, lotes de terrenos que possuía na estrada da Cascata.
O local era denominando de Arraial da Glória, em homenagem a “gloriosa” proclamação da República no ano anterior.
A primeira Igreja da região foi uma pequena capela, com o nome de Nossa Senhora da Glória, construída entre 1893 e 1894.

Acesso: O bairro conta com várias linhas de ônibus, lotação e pontos de táxi. Podem ser consultadas no site da EPTC, no link que está no nosso blog da gincana.

Lomba do Pinheiro

Área: 2.455 hectares

População; 30.388 habitantes

Localização: Localiza-se na zona leste de Porto Alegre, fazendo divisa com o Município de Viamão.

Surgimento: Em 1962, o projeto de lei do vereador Landel de Moura, dá nome ao bairro Lomba do Pinheiro.

Oficialmente o bairro foi criado pela lei 2002 de 07/12/1959. 

Inicialmente, a região estava dividida em grandes extensões de terras pertencentes a famílias de origem portuguesa que cultivavam a terra e criavam animais.

O comerciante João de Oliveira Remião, um dos moradores mais antigos da região, é quem originou o nome da principal rua do bairro. Até meados dos anos quarenta, a Lomba do Pinheiro manteve caraterísticas rurais, e seus moradores comercializavam seus produtos
hortifrutigranjeiros no Centro de Porto Alegre.

Acesso: O bairro conta com várias linhas de ônibus, lotação e pontos de táxi. Podem ser consultadas no site da EPTC, no link que está no nosso blog da gincana.

Referências bibliográficas: FREIRE, Eduardo Duarte, et all. Lomba do Pinhiero. Porto Alegre: Unidade Editorial da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre, 2000 (Memória dos Bairros). Http://www.portoalegre.rs.gov.br


 A localização dos bairros está no mapa abaixo, pintado pelos alunos.



Glória
Cascata
Lomba do Pinheiro
Belem Velho
Agronomia







Prof. Laura Bonani Cunha

http://estudando-pesquisandoeaprendendo.blogspot.com/2011/04/gincana-solidaria.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário